domingo, 22 de setembro de 2013

A Importância da Filosofia da Educação na Formação do Profissional da Educação

A Filosofia é questionar, é criar conceitos. Em seu estado mais simples, podemos dizer que Filosofia é o ato de indagar tudo que esta no nosso ambiente. Logo que compreendemos o quão vasta pode ser a Filosofia, podemos caracterizar que a Filosofia da Educação também deve exercer a atividade de criação de conceitos dentro da área educacional.

O Filósofo tem como papel procurar a intelecção e questiona-la até obter uma "verdade", não só no âmbito social e político, ou na sua individualidade intelectual, ele possui a responsabilidade de - entre todas essas áreas - compreende-las. Pois não tendo isso em mente, seu trabalho pode ser corrompido com os ideias contrários ao seu objeto.

Mas como essa formação pode ser válida para aqueles que têm como profissão o "ato de educar"?

Sabemos que a educação é um misto de experiências, onde podemos encontrar diversos tipos de valores sociais, crenças, opiniões, etc. A Educação, de forma simplificada, detém de "transferir conhecimento", porém essa percepção vem sendo alterada. Há pouco tempo podemos observar algumas mudanças nas salas de aula, que partem de professores, cada vez mais dispostos a "fazer diferente", e essa diferença, vem agregando a forma de estudo e de como o aluno capta, aprende e compreende o conteúdo a partir da visão do profissional e o que ele busca ensinar.

Diante dessa nova perspectiva, vemos que o Profissional da Educação precisa se capacitar e se preparar para as novas gerações, no sentido de saírem do senso comum, e buscar inovar.
A preparação para que esses profissionais sintam-se e estejam mais preparados e seguros, mais críticos e menos omissos, para que o aluno também tenha a segurança do conhecimento que lhe esta sendo atribuído.
O Profissional da educação deve engajar-se de sempre buscar pelo conhecimento, renovar seus métodos e adotar novas políticas e atividades condizentes com seu grupo de alunos e escola.

Denota-se que com o passar dos anos, vemos cada vez mais protótipos e tipos idealizados de professores e alunos, que quando chocam-se com a realidade da sala de aula, entram em conflito, pois ambos acabam com visões diferentes do ideal escolar, gerando frustração e desinteresse.

Mais nada disso sairá do papel, se todos nós não nos colocarmos a disposição e cobrança (política e social) para melhoria da educação.
Temos que buscar a ambição de ajudar, de melhorar nosso meio educacional. Encontrar o ser filosófico que nos habita, e trazer o compromisso e respeito pelos ideais da educação. Trazer a ideia de escola do futuro para o nosso presente.

A Educação é responsabilidade de todos.

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